domingo, 31 de janeiro de 2010

Saladinha de grão de bico

 

                      Gente, aí vai uma saladinha básica de grão de bico! Aproveitando a idéia e as informações super interessantes sobre esse grão da nossa amiga Nane do blog "Vovó que ensinou"! Eu já gostava e já sabia que era bom pra saúde, mas com tanta informação importante dá vontade de comer todo dia!
                       Eu cozinhei um pouco de batatinhas inglesas cortadas pequenininhas para dar mais volume pois eu usei o grão de bico de caixinha, é ótimo já vem prontinho é só abrir e usar, e depois usei todos aqueles temperinhos gostosos que a gente já gosta de usar, cebola, pimentões vermelho e amarelo (não gosto muito doverde, fico lembrando dele o dia inteiro..rsrsrsrs..), bastante cheiro verde, incluindo cebolinha e salsinha, tomate, umas borrifadas de vinagre e muito azeite extra virgem!
                       Meninas, ficou divino!!!

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Bolinho de arroz com massa de pão


             Meninas, vejam que delícia! Isso é simplesmente um bolinho de arroz (sobras é lógico) com pão amanhecido, amolecido com leite e depois eu misturo tudo, ponho temperos do jeitinho que cada uma de nós gosta, 1 ovo e um pouco de trigo, sem medida certa, só para enxugar a massa.
             Como gosto muito de temperos eu coloco um pouco de tudo..rsrs.., cheiro-verde, pimentinha branca, cebola, tomate picadinho, hortelã (só umas folhinhas), acerto o sal e fritamos em bastante óleo quente para não ficar encharcado.
             Ah, sim, quero compartilhar com vcs uma coisa importante que aprendi recentemente. Quando a gente faz frituras do tipo bolinhos, salgadinhos, não devemos colocar papel toalha em um prato e deixar os salgados em cima para secar a gordura.
             A vida inteira vi minha fazendo isso, e com papel de pão, pois no meu tempo de criança não existia papel toalha. Bem testei, e não é que deu certo mesmo!!! Faz assim, pegue uma peneira (eu uso o escorredor de macarrão que é de alumínio) e coloque em cima de algo que faça ela ficar pendurada, sem encostar no fundo, vá colocando os bolinhos ali e depois pode colocar no prato que vai servir sem papel toalha que fica sequinho. É perfeito!
              Estou um pouquinho sem tempo, pois agora com a aproximação da Páscoa, e sem experiência com chocolates, estou fazendo muitos cursos. assim que der já coloco mais novidades por aqui, ok meninas?
Resolvi colocar esse bolinho hoje pois é algo muito simples da gente fazer no dia-a-dia e a gente tem sempre pão amanhecido e sobrinhas de arroz.
              Espero que gostem!!!

sábado, 23 de janeiro de 2010

Kibe assado e recheado




Meninas, vou colocar aqui uma receita da minha amiga Talita do blog Chocorango que é simplesmente divina!!!



Vou compartilhar com aquelas amigas que não participam do blog da Talita e fica aqui o convite para que visitem o blog dela. É muito bom!

 Mas essa receita, gente, foi demais! Ontem eu resolvi fazer alguma coisa com carne moída e resolvi dar uma passeadinha nos blogs e achei essa receita.

Noooossa, que maravilha!!!

 Ah, detalhe: no meu caso, como não tinha refratário grande, conforme ela indica, fiz em dois pequenos tamanho 26 x 17 cm, e deu certinho. Ficaram cheinhos até a boca.

O texto abaixo é do blog da minha amiga, e as fotos são exatamente do que eu fiz.

Quibe de forno recheado

500ml de água fervendo
3 dentes de alho amassados
4 tabletes de caldo de carne
250g de trigo para kibe
700g de carne moída
2 cebolas picadas
3/4 de xícara de hortelã fresca picada
1/2 xícara de cebolinha e salsinha picadas
250g de maionese
Pimenta síria
Sal
4 tomates picados

Recheio
250g de queijo mussarela
200g de requeijão cremoso

Preparo
Dissolva na água fervendo os tabletes de caldo de carne e junte o trigo e o alho amassado. Deixe de molho por 1 hora.
Em uma bacia grande, misture a carne, as cebolas, hortelã, cebolinha, salsinha, maionese, sal, pimenta e o trigo que foi posto de molho e já absorveu toda a água.
Acrescente o tomate e misture sem espreme-los.
Em um refratário alto sem untar, coloque metade da massa e nivele com as costas de uma colher, acrescente o recheio e o restante da massa. Coloque o refratário sobre uma forma maior (isso evitará que o fundo doure mais depressa e se o recheio vazar, seu forno ficará intacto) e asse em forno pré-aquecido 180˚C por aproximadamente 1 hora. Não ultrapasse demais esse limite para não secar o kibe.

Bom Apetite!!!!

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Pão de mel trufado



Amigas, resolvi caprichar na produção da foto...rsrsrsrs....então agora, além da delícia que são esses pães de mel, resolvi dar uma de produtora de fotos...rsrsrsrs....
A receita não tem nada de tão especial. Qualquer que seja ela, o importante é fazer com amor! E estejam certas do sucesso!
Esses da foto, o de florzinha, eu recheei com trufa de chocolate tradicional e o de folhinha eu recheei com doce de leite.
A decoração aprendi recentemente com uma professora de chocolates e são feitos com palito de dente. A gente faz os risquinhos com chocolate branco fracionado, mas o chocolate preto tem que estar molhado ainda, daí a gente faz movimentos pra cima e pra baixo, pronto está feito!
E o outro de florzinha a gente faz tres círculos e faz o mesmo movimento, pra dentro e pra fora, pronto!
Simples né? O único segredo é que precisa estar molhado senão o efeito não acontece.
Espero que tenham gostado!

sábado, 16 de janeiro de 2010

Selinho que ganhei da minha amiga Eliana do Blog "Coisas boas da vida"



 Pessoal, esse selinho eu ganhei da minha amiga Eliana e agora estou repassando de presente para as minhas amigas blogueiras. Abaixo as regrinhas que devemos seguir quando ganhamos um selinho. Talvez todas já saibam, mas como é o meu primeiro vou fazer conforme a Eliana me ensinou:
"Colocar o selinho no seu blog
Dar o selinho para mais 12 blogs
Colocar no seu blog links para todos 12 blogs presenteados"
Informar os blogs presenteados por meio de mensagens ou comentário:
Bem, vamos aos blogs:

Sara do blog Sara Chocolatier
Ana Marizza do blog Simplesmente Mariza
Nancy Franco do blog Estrela Guia
Maria Inês do blog As receitas favoritas do formigão
Roberta do blog Doces abobrinhas da Roberta
Ana do blog Eu Mulher
Rose do blog Receitinhas e frescurinhas
Marcia do blog Receitas da Dona Cida
Sofia do blog Contos, Momentos
Angela do blog Ora, Pitangas!!!
Batata frita do blog Fritadeira on line
Cláudia do blog Fatto a Mano
Christiane do blog Cupcake & Co by Christiane Ferr

Bom meninas, por favor podem passar aqui e pegar o selinho, ok?
Beijos para todas


segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Tomate seco

Amigas (os), conforme prometido, aí estão as fotos, e se alguém quiser perguntar alguma coisa, tirar alguma dúvida é só escrever, ok?

 Essa é a primeira fase.

 Nesse ponto eles já ficaram um tempo no forno, +- 30 minutos, escorri a água e virei, voltando ao forno para secar.
Agora eu retirei do forno e coloquei para temperar
 

Agora estão prontinhos. É só aguardar uns dois dias na geladeira e prontos para comer!!!


Gente esse tomatinho seco é muito fácil de fazer e tirou aquela idéia de que fazer tomate seco em casa aaaffff...dá muito trabalho, demora muito, tudo mentira! Essa receitinha eu aprendi com a Palmirinha do programa de TV, fiz, deu super certo e adotei como a minha receita preferida.

2 kg de tomate italiano (aquele compridinho); 2 xícaras de açúcar; 1/2 xícara de sal; orégano, manjericão, pimenta a gosto e um bom azeite extra virgem. O azeite é importante que seja bom para dar aquele sabor nos tomates.
O modo de fazer é simples: corte os tomates ao comprido e retire as sementes, não tira aquela tampinha ok? Passe as metades na mistura de sal e açúcar, vire-os numa assadeira com o miolo para baixo, leve ao forno 180º por mais ou menos 45 minutos. Retire a água que ficar na assadeira e vire-os para cima, voltando ao forno até que fiquem bem sequinhos. Aí o tempo vai variar de forno pra forno, o meu fica mais ou menos 1 hora.
Depois, minha gente, é só temperar do jeitinho que vcs quiserem, nunca esquecendo de colocar azeite extra virgem, certo? Coloquem num pote bem fechado e deixe na geladeira por alguns dias e daí é só degustar!!!
Uma delícia!!!

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Torta de maçã com canela

Gente essa receita eu recebi de um site que participo, cujo TAG está aparecendo na página do meu Blog, chama-se Petitchef. Mas a receita foi tirada do Blog "Eu Mulher" e o link segue abaixo:
http://eumulheratual1.blogspot.com/
Detalhe: a foto foi tirada da que eu mesma fiz, ok? E por sinal, ficou DI-VI-NA!!! O detalhe do mel misturado com a baunilha dá um toque todo especial no sabor final. Bem pessoal eu não arrumei muito bem as fatias das maçãs, mas deu certo também, e foi um sucesso aqui em casa!!! Parabéns Ana!!!! Da próxima vez que fizer vou arrumar melhor, ok? rsrsrsrs.....

 

Ingredientes


2 xícaras de farinha de trigo

1 xícaras de açúcar

1/2 xícara de óleo

1 colher (sopa) de fermento

1 colher (sopa) de canela em pó

 2 ovos

4 ou 5 maçãs 

1 pitada de sal

Modo de Fazer:

Descasque as maçãs e reserve as cascas.

Bata no liquidificador todos os ingredientes, incluindo as cascas das maçãs, exceto a farinha, o fermento  e as maçãs descascadas.

Unte uma forma com manteiga e farinha de trigo depois despeje no fundo da fôrma 4 colheres de açúcar e 1 ou 2 de canela em pó.

Corte as maçãs em meia lua e adicione ao fundo da fôrma.

Depois de bater os ingredientes no liquidificar misture-os com a farinha e o fermento com auxilio de uma espátula.

Obs: Se sobrar maçãs, corte e coloque na massa.
Despeje sobre as maçãs cortadas a massa já pronta para ir ao forno.

Veja quando a torta estiver boa enfiando uma faca na massa e a mesma saindo limpa.


Nota: Assim que sua torta ficar pronta, misture uma colherinha de baunilha (opcional) com 2 de mel e derrame por cima fazendo fios de mel.

Sirva ainda morna para que o sabor da canela com o mel e a maçã sejam sentidos no auge do seus aromas.



domingo, 3 de janeiro de 2010

Poema de Clarice Lispector

 Aqui vai mais uma bela poesia, para seguir o objetivo do blog! Foi difícil escolher uma poesia dela, mas aos poucos vou colocando outras. Amo Clarice Lispector, aliás, amo poesias e contos, e filosofia e tudo o mais que nos remete à beleza da vida.



“Sonhe com aquilo que você quiser.
Seja o que você quiser ser,
porque você possui apenas uma vida
e nela só se tem uma chance
de fazer aquilo que se quer.
Tenha felicidade bastante para fazê-la doce,
dificuldades para fazê-la forte,
tristeza para fazê-la humana,
e esperança para fazê-la feliz.
As pessoas mais felizes não têm as melhores coisas.
Elas sabem o que fazer das oportunidades
que aparecem em seus caminhos.
A felicidade aparece para aqueles que choram.
Para aqueles que se machucam.
Para aqueles que buscam e tentam sempre.
E para aqueles que reconhecem
a importância das pessoas que passam por suas vidas..."
Clarice Lispector

Tentando voltar ao mundo dos blogs

Olá meus amigos e amigas doces dese mundo maravilhoso de bloggers. Estou tentando voltar, prometo, prometo, mas não cumpro....hahaha......m...